Povos Antigos

Wednesday, January 04, 2006

Os fenícios e os hebreus

Dois povos, duas histórias bem parecidas, a agricultura era quase[1] impossível de ser praticada. O artesanato e o comércio poderiam ser as mais viáveis, contudo o partir para outro lugar também foi considerado.

Várias alternativas tiveram os fenícios[2] e os hebreus[3]. Localizando geograficamente os fenícios, eles estavam próximos a florestas de cedro[4] e ao litoral – as cidades eram, geralmente, portuárias. Graças à madeira e ao mar, pôde contornar, no final do século VI a.C., todo o continente Africano.

Além de bons marinheiros eram, também, bons comerciantes[5] mercantes e foram os inventores da púrpura[6] e do alfabeto[7] – hoje, temos uma adaptação do alfabeto fenício.
Na política, cada cidade tinha seu próprio governo
[8] e não interferia na outra, já os hebreus tiveram de unir suas tribos e escolher um rei[9] que fosse comandante militar na guerra contra esses rivais. Jerusalém se tornou a capital do Reino de Israel.

Os hebreus estavam sempre se deslocando em busca de lugar[10] para viver – eram nômades[11], todavia quando estavam na Palestina, não eram os únicos, havia muitos outros[12] povos, que além de viverem lá, queriam dominar a região.

A grande característica da civilização dos hebreus sempre foi a religião[13]. Para começar, eram monoteístas[14]. Acreditavam que eram o povo escolhido por Deus para fazer uma aliança[15].

[1] As cidades fenícias estavam rodeadas de campos cultivados.
[2] Eram um povo acostumado a navegar, os primeiros grandes marinheiros, e a comerciar. Os fenícios viviam numa região do litoral, onde hoje existem países como o Líbano e a Síria.
[3] Descendiam de antigo povo semia que habitava a Arábia. São chamados de também de judeus ou israelitas.
[4] Um tipo de madeira macia, deliciosamente perfumada e ótima para construir barcos e navios.
[5] O comércio ensinou os fenícios a serem práticos.
[6] Um lindo corante de tecido.
[7] Um sistema de escrita muito mais simples que o dos babilônicos e o dos egípcios. Em vez de usar símbolos para representar idéias, o alfabeto fenício utilizava símbolos que representavam o som das letras combinadas. O alfabeto fenício foi aperfeiçoado pelos gregos e depois pelos romanos.
[8] Não existia um Estado que governasse todas as cidades ao mesmo tempo.
[9] O grande líder hebreu foi Davi. Quando jovem, ficou célebre por derrotar o grandalhão Golias numa briga do tipo vale-tudo. Atingiu-o com uma pedrada, que o matou. Davi tornou-se o grande rei que venceu o povo filisteu e conquistou a cidade de Jerusalém.
[10] Por volta de1800 a.C. saíram da Mesopotâmia para a região da Palestina e, pela força das armas, tomaram terras dos povos que viviam por lá.
[11] Canaã não era exatamente uma “terra prometida”. Longos períodos de seca e ataque de outros povos forçaram os hebreus a sair de lá. Foram viver no Egito. O que não foi ruim: durante quase 5000 anos os hebreus viveram razoavelmente bem junto com os egípcios.
[12] Povos como os filisteus, os cananeus, entre outros.
[13] De acordo com a Bíblia, foi no alto do Monte Sinai que Deus entregou a Moisés as duas placas de pedra com os 10 mandamentos que todos os hebreus deveriam seguir. Esses mandamentos são conhecidos como as Tábuas da Lei. Eles determinam obrigações religiosas muito importantes.
[14] Acreditavam que só existia um Deus que tinha criado e todas as coisas. O nome do Deus judaico é impronunciável. Mas é possível falar d’Ele referindo-se a Iahweh.
[15] Se fossem obedientes aos mandamentos de Deus, seriam protegidos; Deus os castigaria, se fossem desobedientes. De acordo com a Bíblia, foi o grande patriarca Abraão que, orientado por Deus, levou os hebreus à “Terra Prometida”, Canaã, ou seja, a Palestina.

17 Comments:

At 3:41 PM, Blogger Breno Otavio said...

fiz um trabalho sobre os povos fenicios muito massa

 
At 3:41 PM, Blogger Breno Otavio said...

This comment has been removed by the author.

 
At 6:19 AM, Blogger Diego J said...

um começo mentiroso, porque como muitos povos da antiguidade os fenicios também praticavam a agricultura.

 
At 10:40 AM, Blogger André said...

cara se tu vai faze um trabalho e posta na net faz uma coisa ke preste n essa merda que vc pos ai seu viado imprestavel
mo coisa inutil essa porra ai nem da pra le

 
At 4:31 PM, Blogger Fernada Luiza said...

Eu gostei muito desse texto vc enformou muita coisa parabens.So q eu achei q ficou muito dificil de ler mas ficou muito bom!

 
At 6:19 AM, Blogger willian wallace alves said...

merda não dava pra diminuir o texto não

 
At 7:54 AM, Blogger paulo said...

porra esse texto e uma merda ele so fala porra errada

 
At 7:56 AM, Blogger paulo said...

ai nao confia nele eu fui na onda dele e mi fudi pq eu tirei 0000 ele é um fdp

 
At 10:45 AM, Blogger danyela_dallacort said...

gostei muito desse texto explica muito bem a pesar dos ERROS DE PORTUGUÊS que foi um poir que o outro

 
At 5:18 AM, Blogger Mateus said...

seis sao tudo viados seus filho da puta

 
At 10:28 AM, Blogger felipe said...

esse testo é muito bom , para fazer trabalho

 
At 10:33 AM, Blogger felipe said...

esse testo é chato

 
At 6:23 PM, Blogger .˙·٠Ŧlคשเ๏●•٠·˙ ¹ said...

que mentira (2) , rapaz ! os fenícios viviam entre as montanhas e o mar , e as terras eram muito férteis, e as cidades eram rodeadas de agricultura, tira esse texto ae --' .

 
At 2:12 PM, Blogger monica de oliveira said...

achei muito interesante até por que estou estudando sobre isso

 
At 11:24 AM, Blogger Elton Jackson said...

Sempre gostei de suas postagem,Mais essa foi a pior postagem que já vi do seu blog e de todos.

 
At 12:58 PM, Blogger lucas said...

verssao em portugues:cara não sei se seu texto esta bom porque pelo os comentarios nao esta bom.Vou levar para a minha professora de historia analizar e amanha volto a comentar.Lembreando: cuidado com os erros de portugues.

English: guy does not know if your writing is good because by the comment is not nothing nice. I'll bring my history teacher tomorrow turn to analyze and comment. Remembering: Beware errors of Portuguese.

 
At 12:20 PM, Blogger g13 said...

pela amor de deus to fazendo um trabalho e não to entendo nada desse siti ou seja se zuou a materia de historia seu fdp da porra aprende caralho vai chupar a pica da mae

 

Post a Comment

<< Home